sexta-feira, 27 de junho de 2008

Um cheirinho da Festa...

Sorrisos, palmas e boa disposição
foi assim que todos estivemos durante esta tarde...a sala estava cheia as famílias compareceram em peso e conhecemos alguns pais que vieram pela primeira vez ao J.I.e os sorrisos estavam lá nessas carinhas contentes porque " o meu pai também veio!..."

Ontem, antes de sairmos muito perto das 19H já deixámos a nossa exposição organizada, hoje, depois da chegada dos meninos fizemos o ensaio geral e tudo correu bem, na apresentação final os meninos estiveram no seu melhor e os pais estiveram muito orgulhosos dos seus meninos e ... eu também.


Começámos por mostrar alguns Momentos no J.I e dificilmente vimos antes, aquela sala tão cheia e tão silenciosa. Para os meninos também foi surpresa.






De seguida os meninos transformaram-se em nuvens, árvores verdes e amarelas de secas, em estrelas para que a Olímpia as comesse durante a noite...e na galinha pintada, a sua nova amiga. Estamos a falar sim da "A Girafa que comia estrelas", uma história de amizade e entreajuda.




Dissemos depois uma lenga-lenga em que dizemos os números de 1 a 1o por ordem crescente e decrescente de forma divertida.


Os meninos finalistas tiveram o seu momento especial animaram um poema " O Bibe" da Teresa M.M. e que bem que o fizeram!



A seguir os pais foram convidados a dançar com os seus filhotes e só tinham que fazer os gestos assim "uma mãozinha à frente..."

O David um menino de cinco aninhos recentes anunciou que os seus amiguinhos finalistas iriam receber os seus diplomas ...


Entretanto um bolo lindo chegou com as velinhas correspondentes ao número de meninos que vão para o 1º ciclo e depois umas prendinhas, pois então.



A mesa lá fora estava recheada de coisas boas e lá fomos todos ...
E no final durante as despedidas, um pai disse :
- Estamos todos de Parabéns!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Amanhã há festa no J.I

A azáfama tem sido grande durante esta semana com os preparativos para a nossa festinha de amanhã e não só, também há meninos que já vão de férias e com eles tudo o que lhes pertence...
Os Cabaninhas estão ansiosos e querem que tudo corra bem, afinal,
são eles os actores principais e os pais vão estar lá...e quem mais quiser aparecer será bem vindo!
Depois daremos notícias.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A horta vai à escola

Na passada semana, para além da visita da Teresa recebemos a avó duma menina do 1º ano que tem uma quinta onde existem muitas árvores de fruto e ervas aromáticas e onde, quem quiser, entra e o próprio apanha a fruta directamente da árvore e paga, claro, à saída.
Esta avó não foi sozinha, levou consigo um grande número de frutos e para nós podermos conhecer as plantas de que são originários, levou também o ramo com as folhas.
Quando entrámos na sala sentimos uma mistura de cheiros, vimos muitas cores lindas e formas de frutos diferentes.
Foi um bom momento este em que a avó ia dizendo o nome de cada fruto como o pistachio, a noz, a castanha dentro do ouriço, o morango, o damasco, o quiwi e tantos outros e, os meninos atentos lá iam dizendo que: este conheço! não, este não conheço! Afinal todos aprendemos mais um pouquinho.

Obrigada avó!








sexta-feira, 20 de junho de 2008

A visita da Teresa



A Teresa, que nos descobriu quando postamos o seu poema sobre os livros no dia 2 de Abril e, que a partir daí não deixámos de acompanhar no seu tempo de teia, veio visitar-nos ontem dia 19.

Os Cabaninhas já estavam ansiosos à sua espera e eis que chega, a seguir ao almoço para nos deliciar com a sua presença pela tarde fora...


-Ficámos muito admirados quando vimos aquela senhora contigo...disse a Marta, que, a convite da Teresa para um beijinho correu direito a ela e depois...

e depois foi uma correria para lhe dar a conhecer a nossa salinha e aquilo que dentro é mais significativo...os aniversários, os barcos, tudo... enfim, este tem sido o nosso espaço ao longo de um ano cheio de vivências boas como esta.

Fizeram desenhos para oferecer à Teresa, foram esconder a surpresa...falaram, fizeram perguntas umas atropelavam as outras e até às 15 H,os Cabaninhas estiveram encantados com a magia da Teresa, os Cabaninhas e não só também os meninos do 3º e do 4º ano a quem quisemos dar a conhecer esta comunicadora, escritora, cantora, contadora de histórias e professora...
Também encontramos as suas histórias e canções em www.saborsaber.com

Hoje quando falámos sobre a visita e perguntei o que acharam da Teresa disseram-se coisas como:
- é muito simpática e gosta muito de falar com crianças!
- É muito bonita!
- Gosta das crianças como nós, gosta de ser professora, de ensinar os meninos gosta de cantar e até canta muito bem, vê-se que é uma boa pessoa...
- gosta de escrever poesia...
- gostei muito da canção dos números...
- faz muitas coisas, e tem gatinhos, e gostou muito de nos conhecer...
- A Teresa gostou de vir à nossa sala...


e desta forma os meninos manifestaram sentimentos e emoções que todos partilhámos...
e o tempo foi muito bem aproveitado: conversámos e contámos coisas uns aos outros, recitámos poemas da Teresa, os meninos mais crecidos leram a sua poesia e eram uns atrás dos outros a colocarem o dedo no ar para serem o próximo e até uma história foi construída quando só ficaram os mais crescidos fez-se uma festa de palavras ditas, cantadas, lidas e sentidas e todos nós ficámos mais ricos... Obrigada Teresa!

sábado, 14 de junho de 2008

Os Santos Populares

Dia de Santo António
De vez em quando, gostamos de desafiar os pais para terem uma participação mais activa na vida do J.I.
Desta vez foi com esta quadra que pedimos a sua colaboração para celebrar os Santos populares.

Nestes Santos Populares
Um desafio vos vamos fazer
Puxem pela imaginação
E as quadras irão aparecer...

E como já é habitual os pais e também os avós aceitaram o desafio.
Aqui estão algumas quadras com que fizemos o placar:
(pedimos desculpa pelas fotos)










quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente


"Os GNOMOS DE GNU uma aventura ecológica" foi o livro extraordinário e com uma ilustração muito particular e sugestiva que encontrámos na nossa biblioteca da escola e que escolhemos para dar os parabéns ao Ambiente.

Num primeiro "passeio" pelo livro não vimos a relação palavra-imagem mas olhando atentamente conseguimos contar a história só através das imagens.

Os Cabaninhas gostaram muito desta história que acontece num planeta de Gnomos-o Gnu, com o ambiente saudável sem poluição e que se propõem vir limpar o planeta Terra, como a sua vinda não é permitida, o autor propõe que seja cada um de nós a contribuir para um ambiente mais limpo e bonito.

Falta dizer que o autor deste texto é Umberto Eco com ilustrações de Eugenio Carmi, da Editorial Presença.


terça-feira, 3 de junho de 2008

Foi assim o Dia da Criança

Dias das Crianças são todos aqueles em que temos uma ou mais crianças connosco, assim sendo, no JI são todos os dias da criança uma vez que tentamos sempre respeitá-las e que elas tomem o lugar a que têm direito.
Falámos dos seus direitos e em três grupos os meninos escolheram quais os que eram mais importantes e ilustraram cada um deles.

Decidimos comemorar este dia em conjunto com os meninos do 1º ciclo contando a História "A que sabe a Lua?" em sombras chinesas. Foi uma forma diferente de contar uma história.

À tarde fizemos pipocas na nossa sala e depois de todos as provarem levaram-nas também para casa num cartucho.

domingo, 1 de junho de 2008

Dia da Criança

1 de Junho
Hoje é o vosso dia.
Desejo a cada um de vós
muita alegria, muita brincadeira
e o amor que cada um de vós merece.
Beijinhos.