segunda-feira, 26 de maio de 2008

Brincar e rir com palavras...

O Tomás está a contar a história que levou para casa, é uma história do Ruca que vai ao parque e a mãe veste-lhe o casacão. Risota geral.
- Casacão? perguntam.
- Sim! - responde o Tomás - e é aqui que tudo começa.
- Então o que é um casacão?!
- É um casaco grande.
- Pois é, e um casaco pequenino?
- É um casaquinho... então vamos escrever?
Depois outras palavras começaram a surgir e decidimos escrevê-las.
Por onde começamos?
-Por casacão, depois casaco e casaquinho, disseram os meninos.
Reparámos que a palavra maior(com mais letras) corresponde ao objecto mais pequeno e contámos as letras que compõem cada uma das palavras.
A tarefa seguinte foi fazer corresponder a palavra à imagem - tamanho maior; normal e pequenino e o resultado foi este... e no fim a Luana segredou:
- Gosto de aprender estas coisas contigo, Fátinha! (foi bom de ouvir).

sábado, 24 de maio de 2008

Leitura em Vai e Vem - notícias

Os livros continuam a fazer as suas caminhadas nas mochilas às costas dos Cabaninhas.
Andam entusiasmados os pequenitos, escolhem o livro lêem-no ou obrigam os pais a lê-lo mais que uma vez porque no dia seguinte querem estar preparados para contarem a história aos amigos. Depois fazem perguntas ou deixam que as façam e existe uma dinâmica interessante - o que aprendemos ou não com a história, palavras novas que aparecem, registos dos pais... afinal, todos aprendemos mais um bocadinho...






domingo, 18 de maio de 2008

O que os Cabaninhas disseram sobre o simulacro e sobre os bombeiros

-Fizémos o simulacro para sabermos o que temos de fazer se houvesse um incêndio a sério. Mariana

-Aprendemos muito e já sabemos o que fazer sem andar às voltas sem saber o que fazer. Luana

-Os polícias também ajudam. André

-Os bombeiros apagam o fogo e salvam as pessoas. José Luis

-Os carros dos bombeiros têm sirenes e mangueiras para apagar os fogos. Marcos

-Os bombeiros sobem aos prédios com uma escada para salvar as pessoas. Tomás

-Os bombeiros usam um capacete, uma máscara, um fato e uma botija de oxigénio para poderem respirar enquanto estão a apagar o fogo. Diogo

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O simulacro de incêndio na Escola de Cabanas

14 de Maio
Hoje foi um dia especial para os meninos e adultos da nossa escola porque muitos de nós, pela primeira vez, vivenciaram um simulacro de incêndio. O aparato de ambulâncias, carro de bombeiros e da GNR gerou um movimento fora do comum junto da nossa escola, no entanto, toda a população estava avisada e a curiosidade foi o sentimento maior.
Desde o 1º sinal de alarme, até à chegada dos bombeiros e o socorro a prestar aos "feridos" ao mesmo tempo que os bombeiros apagavam o fingido incêndio, todos se comportaram da melhor maneira e corresponderam aos procedimentos necessários numa situação real de incêndio.
Participaram também no simulacro a Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Professora Ana Serra, o Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo Sr. Valentim, e elementos da Protecção Civil e Escola Segura.
Os meninos do J. I. e 1º ciclo ao mesmo tempo que aprendiam as regras a seguir mostraram ser capazes de respeitar e valorizar o trabalho dos bombeiros.
No final todos os elementos participantes neste simulacro se reuniram e avaliaram o decorrer do mesmo chegando à conclusão que foi uma boa experiência.

O simulacro de incêndio

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Formar conjuntos com os barcos

Os barcos que os meninos construíram com os seus pais desta vez foram motivo para brincar com os números, fazer conjuntos e correspondências entre eles.
1º Levámos todos os barcos para o centro do nosso tapete,
2º observámos os diferentes tamanhos,
3º observámos os materias com que foram construídos : cartolina, madeira, canas, casca de noz, folhas, cascas de árvores, e material reciclável (garrafas de água, embalagens de ovos e esferovite), e agrupámo-los de acordo com estes critérios.
4º fizémos círculos com giz formando conjuntos,
5º contámos quantos barcos havia em cada conjunto e unimos com um traço os conjuntos que tinham o mesmo número de barcos.
6º por fim fizemos o registo.





terça-feira, 6 de maio de 2008

Leitura em Vai e Vem

Depois de termos reunido com os pais para lhes darmos a conhecer o Projecto "Leitura em Vai e Vem", demos início ao mesmo.O João Maria estava tão entusiasmado que no dia seguinte trouxe a mochila com o livro "A Dora vai à Escola" e contou aos amigos a história que escolheu para ler com a ajuda da sua mãe. Registámos algumas imagens do início de mais um Projecto .

.


Surpresa para as Mães

Tivemos muito gosto em receber a avó que nos veio mostrar a sua arte mas a sua vinda não foi completamente inocente uma vez que tínhamos já pensado na surpresa que queríamos oferecer às mães - uma tela pintada.

A acompanhar estas lindas pinturas foram frases carinhosas que cada menino dedicou à sua Mãe como por exemplo:

" A minha mãe é linda"

" Gosto muito da minha Mamã porque ela trata de mim";

" A minha Mãe é muito minha amiga porque me dá muitos carinhos",

" A minha mãe tem umas unhas lindas e pintadas"

" A minha mãe às vezes zanga-se comigo porque eu ponho os brinquedos debaixo da cama, mas é minha amiga" e estes são só alguns dos segredos dos Cabaninhas que, pelo facto de serem segredos não vão identificados.