domingo, 23 de novembro de 2008

Pelo Jardim foi assim...esta semana

Durante esta semana, continuámos a descobrir a beleza
das cores assim:














aproveitámos o feltro das canetas que já estão gastas e juntámos água, olhámos admirados enquanto um rasto de cor serpenteava na água...
-mas primeiro observámos a água límpida; transparente, sem cheiro e sem sabor


assim é que ela é boa para a bebermos.















gostamos de criar um ambiente mágico junto destes meninos que se deixam encantar por momentos como estes...
e depois são eles que fazem a magia brotar das suas mãos pequeninas


















De vez em quando recebemos na nossa sala visitas dos meninos que foram os seus habitantes no ano passado e que agora estão no 1º ano, vão ver as mudanças, as novidades e fazem comparações e por vezes ouve-se um desabafo
- já tenho saudades da pré!

São sempre bem vindos estes meninos...



Coisas simples


À medida que o Outono vai ficando mais velho
as cores das árvores da nossa escola vão ficando cada vez mais bonitas
de tal maneira que, ninguém fica indiferente...


Os meninos apanham as que estão no chão e com carinho juntam-nas e vêm oferecê-las.
Isto acontece muitas vezes,e geralmente ao fim do dia, elas desaparecem sem que lhes tenhamos dado verdadeira importância mas, desta vez foi diferente,

elas foram o centro da nossa atenção.
O Marcos foi convidado a levá-las para o local das nossas grandes decisões, o nosso tapete, e perguntámos o que poderíamos fazer com folhas tão lindas...as sugestões apareceram e o Marcos foi distribuindo uma folha a cada um de nós...




quiseram que o seu nome fosse escrito na sua folha e colocámo-las assim combinando que, a
cada menino a quem fosse entregue a sua folha, dir-lhe-ia uma mensagem.
Uma tarefa um pouco difícil, falar para uma folha...mas ouvimos coisas como:

-tu és linda!
- tens uma cor muito bonita!
- gosto muito da minha folha, ela tem asas de borboleta e vai voar.


Por fim cada menino levou a sua folha consigo para casa e o Marian pediu:
- Escreve o nome da minha mãe - dando-me a sua folha
- Como se chama a tua mãe?
- Micaela!

Escrevi, soletrando Mi ca e la. O Marian correu para a sua mãe e ofereceu-lhe a folha.


O Marcos, quando às 6h 15 foi com o pai buscar a sua irmã e me encontrou a sair da escola, disse:

-Fátinha, tenho ali a minha folha!...

2 comentários:

Rute Carla disse...

As coisas pequeninas são sempre as maiores e mais especiais... Tenho um caderninho onde escrevo todas as "saídas" dos meus filhotes, aquelas tão verdadeiras e espontâneas, que jamais se repetem.

Os cabaninhas disse...

Que ideia gira e boa!
Beijinhos nossos.